Esporte

"...Mas renova-se a esperança,
nova aurora a cada dia,
e há que se cuidar do broto,
pra que vida nos dê flor e fruto"

Milton Nascimento

 

A célebre frase latina "mens sana in corpore sano" (mente sã em corpo são) ilustra o fato de que o homem sempre sentiu necessidade de exercitar seu corpo para poder alcançar um equilíbrio psíquico completo. O esporte é fator de interação social desde tempos imemoriais, junto às civilizações antigas, como a egípcia e a chinesa, até seu desenvolvimento máximo, na antiga Grécia, com os famosos Jogos Olímpicos.
O objetivo principal do esporte é a conservação ou o incremento de atributos físicos como a agilidade ou a força, a competição e a superação pessoal. Além disso, é sabido que o esporte ajuda a fomentar certas qualidades espirituais como a coragem, a disciplina e a constância. A atividade física, com todos os seus benefícios, pode também promover a cidadania.
A cidadania através do esporte é conquistada não somente com a força, a determinação ou a superação, mas necessita de outros ingredientes, como oportunidade, coletividade, participação e outros tantos conceitos capazes de transformar jovens e adultos em cidadãos plenos, com oportunidades de se desenvolverem na sociedade. O Instituto Francisca de Souza Peixoto utiliza o esporte com essa finalidade, através dos projetos Bola Cheia, de futebol, e Tibum, de natação.

 

 

 



Instituto Francisca de Souza Peixoto
Praça Manoel Inácio Peixoto, 96 centro
Cataguases MG  CEP: 36770-073
CNPJ: 03.206.485/0001-62  TEL: (32) 3421-4941
Envie sua opinião

instituto@chica.com.br      Livro de Visitas