Balanço Social

O Balanço Social é um demonstrativo publicado anualmente pelas empresas socialmente responsáveis. O documento reúne informações sobre os projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos empregados, investidores, analistas de mercado, acionistas e comunidade. O principal objetivo é medir a preocupação da empresa com as pessoas e a vida no planeta. É também um instrumento estratégico para avaliar e multiplicar o exercício da responsabilidade social corporativa.

Em meados de 1997, o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, e o Instituto Brasileiro de Análise Sociais e Econômicas, Ibase, desenvolveram um modelo de Balanço Social. A principal característica do modelo Ibase é a simplicidade. As informações quantitativas e qualitativas são expostas em uma única tabela, de uma página, que compara dois anos consecutivos de investimento e trabalho.

O Balanço Social favorece todos os grupos que interagem com a empresa. Aos dirigentes fornece informações úteis à tomada de decisão no que se refere aos programas sociais. Aos fornecedores e investidores informa como a empresa encara suas responsabilidades. Para os consumidores dá uma idéia da mentalidade dos dirigentes da companhia. Ao Estado ajuda na formulação das políticas públicas. O Balanço Social é, portanto, uma ferramenta de distinção da empresa perante a sociedade.

Balanço Social 2002 - REVISTA CHICA Fevereiro 2003
Balanço Social 2003 - REVISTA CHICA Abril 2004
 

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