Mensagem do Presidente


Foto: Júlio Azevedo / 2 de Ouro
Instituto Francisca de Souza Peixoto - Fachada do prédio
Em 1999, as novidades no país eram o fortalecimento do chamado Terceiro Setor, a consolidação das Leis de Incentivo à Cultura e o surgimento de novos conceitos e práticas para a ação empresarial junto à sociedade.

Naquele ano, surgiu também o Instituto Francisca de Souza Peixoto, que, mais do que promover ações pontuais ou a velha prática de filantropia assistencialista, colocou em ação conceitos de solidariedade social condizentes com as tradições históricas da Companhia Industrial Cataguases. Assim, o caminho de aprendizagem do Instituto pautou-se por um compromisso de trabalho já consolidado pela Cataguases e firmou-se como ferramenta importante de gestão empresarial.

Em 2004, a definição de missão, visão e metas, bem como as novas diretrizes consolidadas a partir do Programa T.E.A.R. - Trabalho, Educação, Arte e Responsabilidade Social - demonstraram ser decisões de suma importância. Da mesma forma, foram extremamente relevantes a implantação de uma nova estrutura organizacional com a instituição de um núcleo gestor e um novo sistema de comunicação, através da reformulação do site. Também as oficinas de avaliação e planejamento das experiências sociais resultaram em medidas que deram nova dinâmica na gestão de projetos e ações.

Na certeza de que os investimentos realizados em programas educacionais e culturais trazem impactos favoráveis na qualidade de vida, o Instituto Francisca de Souza impulsiona seus projetos com recursos próprios, provenientes de parte da venda de resíduos industriais da Cataguases. Uma atitude amparada por conduta ética e histórica, que contribui para que a Companhia Industrial Cataguases seja reconhecida e respeitada no país e no exterior.

O Instituto Francisca de Souza Peixoto sempre teve o objetivo de promover ações conjuntas e hoje inúmeras empresas e instituições locais participam de diversas iniciativas em projetos de educação, cultura, saúde, esportes e cidadania. O destaque hoje é o início de uma ambiciosa tarefa de liderança na promoção de uma rede de parcerias com outras organizações governamentais, sociais e empresariais, sobretudo a partir da fundação do Instituto Cidade de Cataguases, o ICC, com projetos de repercussões regionais, nacionais e internacionais. Essa rede será fundamental para a elaboração de políticas públicas inclusivas, universalizando direitos.

Em 2006, o Instituto começou as atividades depois de passar por uma revisão de metas. O objetivo é alcançar maior eficiência e ampliar os resultados do trabalho realizado ao longo de seis anos, apostando na profissionalização e na geração de renda para os participantes das oficinas, seguindo a tendência das organizações não-governamentais brasileiras.

Desse modo, o esforço conjunto do Instituto Francisca de Souza Peixoto fortalece a liderança empresarial da Companhia Industrial Cataguases diante dos desafios do mundo contemporâneo, além de trazer resultados efetivos para as pessoas da comunidade e, principalmente, amplificar o compromisso com a dignidade humana e com a transformação social.

Cataguases (MG), março de 2006.

Marcelo Inácio Peixoto
Presidente do Instituto Francisca de Souza Peixoto

 


Instituto Francisca de Souza Peixoto
Praça Manoel Inácio Peixoto, 96 centro
Cataguases MG  CEP: 36770-073
CNPJ: 03.206.485/0001-62  TEL: (32) 3421-4941
Envie sua opinião

instituto@chica.com.br      Livro de Visitas